quarta-feira, 22 de julho de 2009

Poemanorama – Caboclinha


Um homem branco, pálido ex-desgarrado, alto pensou:

Caboclinha de pés de barro que desliza no mato,

me encontrou perdido sem bússola em mãos!

Orienta-me pela luz das estrelas num céu de relâmpago...

Quebraste a cápsula que empedrava meu coração!

Então a cachoeira enfrentando a seca falou:

“Chuáaa... abraça o menino perdido, quase em desgraça...

mostra a linguagem da mata pra onça mulher não lhe pegar!

Desliza a boca no lábio, corpo e na alma do menino,

Tupã protege, até agradece pelo bom amar... Chuáaa”

Ah! Minha caboclinha, beijo salgado e doce igual erva-doce...

Minha amargura fugiu da rede dos peixes sem dono...

aqui supri um pedaço do seu espírito selvagem e chuvoso..

noite de lua escondida, o sopro sussurrou um perfume fabuloso!

A lua no meio do escuro, perfumosa, titubeou:

“Só apago minha luz quando nova estou.

Hoje quero ver o amor iluminado até o sol nascer...

Deixa-me olhar as raças misturarem-se, enfurecer...

para os raios e cometas me acompanhar no amanhecer!”

O dia veio rápido e a cabocla agora em meus braços,

pele macia e olhos nublados... O sol brilhou num mormaço.

Despertou-nos no mesmo momento, num só compasso...

Pra despedida da vida na mata, pro sol trilhar minha ida pro barco!

O sol com raio amarelo-alaranjado murmurou:

“Aonde vais homem civilizado... desalmado!

Volta pro seio da cabocla... nasceste pra morar na oca...

plantar mandioca, pescar sustento, andar na mata, no gramado!

ó te aquecerei se amar a cabocla menina... até o fim de teu cansaço!”

2 comentários:

  1. Lobo...?
    ah, sobre lobo eis o mais famoso, leitura obrigatória, talvez até encontrará algumas semelhanças com o protagonista:
    O Lodo da Estepe.. de Herman Hesse... sai correndo até a livraria mais próxima e babando segure o colarinho do vendedor implorando pelo livro...

    ResponderExcluir
  2. Esse conheço, Herman Hesse lobo da estepe, sim o livro me influenciou um pouco, mas sou menos amargurado que o protagonista do livro! Valeu a dica Eric. :-D

    ResponderExcluir